Apresentação
A indústria audiovisual continua sendo uma das que mais cresce no mundo. É evidente o impacto cultural e econômico que mídias como televisão, cinema e novos produtos multimídia geram nas sociedades contemporâneas.
Com o avanço acelerado das Tecnologias da Informação e Comunicação no setor audiovisual, novos canais e serviços surgiram, e a necessidade de elaborar novas estratégias para preservar seus públicos e interagir com os outros.
A constante proliferação de novas tecnologias, produtos e processos na produção e divulgação audiovisual constitui um desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade para novos profissionais da comunicação.
Portanto, a licenciatura em Comunicação Audiovisual foi concebida para proporcionar aos alunos as seguintes competências:
- Análise dos processos de comunicação e reconhecimento da Sociedade da Informação.
- Domínio das técnicas convencionais de produção e realização audiovisual.
- Ferramentas para entender e criar produtos multimídia.
- Elaboração e direção de projetos audiovisuais próprios.
- Além disso, são oferecidos roteiros opcionais em Jornalismo e Publicidade e Relações Públicas.
Formação Bilíngue
Atualmente, uma das ferramentas essenciais na comunicação internacional, importante para abrir portas para novas oportunidades de encontrar um bom emprego em qualquer país, é o inglês. Na Universidad Europea del Atlántico, os alunos de todos os graus, a partir do segundo ano estudam o inglês como disciplina obrigatória e, a partir do terceiro ano, também cursam disciplinas integrais nessa língua.
Para que o nível anterior de inglês não represente uma barreira de acesso aos estudos, a UNEATLANTICO oferece ensino personalizado, especialmente durante o primeiro ano, para que todos os alunos alcancem habilidades linguísticas suficientes em inglês para serem aprovados nas disciplinas da carreira.
Desta forma, independentemente do seu nível inicial de inglês, com um plano de apoio global baseado em tutoriais, materiais específicos e grupos de trabalho muito pequenos, o aluno pode seguir as aulas em um sistema bilíngue espanhol/inglês progressivamente e ao finalizar terá adquirido habilidades bilíngues para o exercício de sua profissão.
Saídas Profissionais
Esta Licenciatura oferece conhecimentos para trabalhar como:
- Diretor e produtor de vídeo, televisão e cinema.
- Diretor de obras audiovisuais.
- Técnico em produção e pós-produção audiovisual.
- Designer e gestor de produtos multimídia.
- Diretor de Escritórios e Departamentos de Comunicação em entidades públicas e privadas.
- Profissional em televisões públicas e privadas, estaduais e regionais.
- Profissional para projetos de comunicação em organizações do setor social e educacional.
Plano de estudos
PRIMEIRO curso
PRIMEIRO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Expressão Oral e Escrita da Língua Espanhola | 6 | |
2 | Teoria da Comunicação | 6 | |
3 | Teoria e Prática da Comunicação Visual | 6 | |
4 | Sociedade Contemporânea | 6 | |
5 | Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC | 6 |
SEGUNDO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Roteiro Dramático, Roteiro Argumental e Documental | 6 | |
2 | Técnicas de Comunicação Presencial | 6 | |
3 | Linguagem e Técnica Audiovisual I | 6 | |
4 | Técnicas Fotográficas em Produção Audiovisual | 6 | |
5 | Estrutura Geral da Comunicação | 6 |
Segundo curso
TERCEIRO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Produção e Indústria Audiovisual | 6 | |
2 | Linguagem e Técnica Audiovisual II | 6 | |
3 | Televisão e Opinião Pública | 6 | |
4 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 6 | |
5 | Inglês I | 6 |
QUARTO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Criação de Produtos Audiovisuais e Multimídia | 6 | |
2 | Técnicas de Análise de Mensagens | 6 | |
3 | Rotinas de Produção Jornalísticas: Rádio e TV | 6 | |
4 | Fundamentos da Publicidade | 6 | |
5 | Inglês II | 6 |
Terceiro curso
QUINTO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | História do Cinema e da TV | 6 | |
2 | Pós-Produção Audiovisual | 6 | |
3 | Evolução da Tecnologia Audiovisual | 6 | |
4 | Inglês III | 6 | |
5 | Optativa I | 6 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | CRÉDITOS |
---|---|
Criação e Composição da Imprensa | 6 |
Criação Publicitária (TV, Rádio, Impresso) | 6 |
Fundamentos de Programação | 6 |
Fundamentos das Relações Públicas | 6 |
SEXTO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Sociedade da Informação e do Conhecimento | 6 | |
2 | Produção em Novos Meios e Formatos | 6 | |
3 | Direção de Fotografia | 6 | |
4 | Inglês IV | 6 | |
5 | Optativa II | 6 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | CRÉDITOS |
---|---|
Teoria e Prática da Redação Jornalística (A Notícia) | 6 |
Criação e Planejamento de Campanhas | 6 |
Programação | 6 |
Comunicação Corporativa e Institucional | 6 |
Quarto curso
SÉTIMO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Practicum I | 6 | |
2 | Direção Artística | 6 | |
3 | Animação Digital | 6 | |
4 | Gestão de Projetos Audiovisuais | 6 | |
5 | Optativa III | 6 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | CRÉDITOS |
---|---|
Teoria e Prática dos Gêneros Jornalísticos (Interpretação e Opinião) | 6 |
Direção Estratégica em Escritórios de Comunicação e Agências de Publicidade | 6 |
Programação Web I | 6 |
OITAVO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | CRÉDITOS | |
TOTAL | 30 | ||
1 | Practicum II | 6 | |
2 | Direção Cinematográfica | 6 | |
3 | Economia da Empresa e Empreendedores | 6 | |
4 | Trabalho de Final de Curso - TFC | 6 | |
5 | Optativa IV | 6 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | CRÉDITOS |
---|---|
Direito da Informação | 6 |
Ética e Deontologia da Comunicação | 6 |
Programação Web II | 6 |
Práticas profissionais
As Práticas Profissionais são aquelas que o aluno realiza individualmente em instituições públicas ou privadas na área de sua formação profissional, desenvolvendo competências transversais e ganhando experiência no âmbito profissional.
A equipe docente motiva os universitários a se envolverem na vida do Campus, orientando-os a iniciar projetos e ideias que lhes permitam desenvolver sua profissão desde o primeiro dia. O modelo pedagógico não se limita em cumprir a atividade curricular dos alunos, mas em garantir a sua formação teórico-prática e o envolvimento total do aluno no seu ambiente profissional.
Titulação
O aluno matriculado na licenciatura em Comunicação Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) com sede em Santander, Espanha, que concluir o programa com sucesso, receberá o título em Licenciatura em Comunicação Audiovisual pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
A Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) oferece instalações modernas (estúdios de rádio, televisão, controles de produção, sala de pós-produção, laboratório de fotografia, iluminação e som, escola de idiomas e aulas de informática), que permitem ao aluno um amplo desenvolvimento as habilidades práticas da Licenciatura.
A UNEATLANTICO também conta com uma residência universitária de última geração, localizada no Parque Científico e Tecnológico, a duzentos metros do campus, com instalações confortáveis e funcionais projetadas com critérios de eficiência energética para atender às necessidades de acomodação dos alunos.
Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) concede bolsas de estudo para cursar Licenciaturas na modalidade ON-LINE pela Universidad Internacional iberoamericana (UNINI México). Os alunos também terão, opcionalmente, a possibilidade de obter dupla titulação México-Espanha, realizando, no mínimo, um ano de estudos de sua licenciatura na modalidade presencial no campus da Universidad Europea del Atlántico, localizada em Santander, Espanha.
Para os alunos que preferem estudar 100% presencial na Universidad Europea del Atlántico localizada em Santander (Espanha), a FUNIBER concede bolsas de estudo para acomodação na residência do campus universitário.