Apresentação
Num mundo caracterizado pela globalização de produtos e serviços, a Publicidade e as Relações Públicas são disciplinas essenciais tanto para empresas e entidades dedicadas ao setor empresarial, como para aquelas que desenvolvem projetos na área social.
O seu campo de atuação abrange um amplo espectro de atividades e processos dirigidos a públicos cada vez mais informados e diversificados, além de ser uma área de trabalho em constante crescimento e com uma presença marcante no dia a dia.
As mudanças introduzidas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação exigem que os profissionais dessas áreas dominem novas ferramentas para entender os mercados, as relações entre consumidores e marcas e elaborar estratégias de comunicação de forma criativa.
Portanto, a Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas dota seus alunos com as ferramentas necessárias para:
- Produzir e criar produtos publicitários para mídia impressa, audiovisual e multimídia.
- Analisar os processos de comunicação.
- Projetar estratégias de marketing e relações públicas por meio da mídia digital.
- Organizar e gerenciar eventos de vários tipos.
A quem é dirigido
O curso é destinado a pessoas que têm clareza sobre seus objetivos profissionais e pessoais, que contribuem com maturidade e enriquecimento mútuo com os demais colegas. O objetivo é fornecer aos candidatos um contexto no qual possam desenvolver um proveitoso relacionamento de longo prazo com colegas de classe, professores, ex-alunos e a instituição.
Em geral, os candidatos que cursam na Universidade devem atender às seguintes qualidades:
- Liderança: a Universidade manifesta o seu interesse em candidatos capazes de trabalhar em equipe, com confiança em si próprios, com iniciativa, capazes de trabalhar sob pressão, com capacidade de comunicação e elevado sentido de ética.
- Trajetória acadêmica e motivação profissional: os candidatos devem ter concluído seus estudos de acesso ao sistema universitário espanhol em um prazo razoável e com resultados acadêmicos satisfatórios. Da mesma forma, é considerada positiva determinada experiência profissional anterior, bem como qualquer outra formação complementar que os candidatos tenham realizado e contribuam na candidatura.
- Idiomas: dado o caráter internacional e global com que se pretende dotar a Universidade, o domínio e o uso da língua inglesa é um requisito de admissão valorizado durante o processo de admissão.
Da mesma forma, os alunos que não falam espanhol e ingressam na universidade devem comprovar o nível exigido para estudar espanhol. Em qualquer caso, qualquer outro idioma será valorizado como elemento diferenciador durante o processo seletivo.
Formação Bilíngue
A formação bilíngue da Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas tem como objetivo preparar profissionais com perfil internacional, sendo o domínio da língua inglesa uma das ferramentas essenciais hoje para se comunicar com diferentes públicos.
Os alunos da Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas têm o Inglês como disciplina obrigatória a partir do segundo ano do programa acadêmico.
Durante o primeiro ano do curso, a UNINI MX oferece aos alunos um ensino personalizado, baseado em tutoriais e material específico, para que tenham conhecimentos linguísticos suficientes e possam ser aprovados com sucesso nas disciplinas do plano de estudos.
Após a conclusão da licenciatura, o profissional em Publicidade e Relações Públicas terá as habilidades bilíngues para se expressar de forma adequada na forma oral e escrita, de modo espontâneo, flexível e fluido para os mais diversos públicos e situações, posicionando-se no mercado de trabalho.
Saídas Profissionais
Um licenciado em Publicidade e Relações Públicas poderá atuar como:
- Gerente e profissional em agências de publicidade (planejador, gerente de contas, planejador de mídia, redator, diretor de mídia, diretor de arte, etc.).
- Diretor do escritório de comunicação e relações públicas.
- Gerente de projetos de comunicação e relações públicas a nível nacional e internacional.
- Designer e gestor de campanhas de marketing digital.
Plano de estudos
Primeiro curso
PRIMEIRO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Expressão Oral e Escrita da Língua Espanhola | 9 | 6 |
2 | Estrutura Geral da Comunicação | 8 | 6 |
3 | Teoria e Prática da Comunicação Visual | 9 | 6 |
4 | Sociedade Contemporânea | 8 | 6 |
5 | Tecnologias da Informação e a Comunicação-TIC | 6 | 6 |
TOTAL | 40 | 30 |
Segundo Semestre | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Design Gráfico | 9 | 6 |
2 | Técnicas de Comunicação Oral | 8 | 6 |
3 | Comunicação Audiovisual I | 8 | 6 |
4 | Fundamentos da Fotografia Publicitária | 8 | 6 |
5 | Teoria da Comunicação | 8 | 6 |
TOTAL | 41 | 30 |
Segundo Curso
TERCEIRO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Fundamentos de Relações Públicas | 9 | 6 |
2 | Comunicação Audiovisual II | 8 | 6 |
3 | Opinião Pública | 8 | 6 |
4 | Métodos e Técnicas de Pesquisa | 8 | 6 |
5 | Inglês I | 6 | 6 |
TOTAL | 39 | 30 |
QUARTO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Aplicativos Multimídia na Criação Publicitária | 8 | 6 |
2 | Comunicação Corporativa e Institucional | 9 | 6 |
3 | Técnicas de Análise de Mensagens | 8 | 6 |
4 | Fundamentos da Publicidade | 8 | 6 |
5 | Inglês II | 6 | 6 |
6 | Optativa I | 6 | - |
TOTAL | 45 | 30 |
Terceiro Curso
QUINTO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | História do Cinema e da TV | 8 | 6 |
2 | Pesquisa de Mercados | 8 | 6 |
3 | Criação Publicitária (TV, Rádio, Impresso) | 9 | 6 |
4 | Inglês III | 6 | 6 |
5 | Seminário de Pesquisa I | 5 | - |
6 | Optativa I | 6 | 6 |
7 | Optativa II | - | - |
TOTAL | 42 | 30 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
---|---|---|
Contabilidade I | - | 6 |
Criação e Composição na Imprensa | - | 6 |
Evolução da Tecnologia Audiovisual | - | 6 |
Sexto Semestre | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Sociedade da Informação e o Conhecimento | 8 | 6 |
2 | Marketing Estratégico e Operacional | 9 | 6 |
3 | Criação e Planejamento de Campanhas | 8 | 6 |
4 | Inglês IV | 6 | 6 |
5 | Seminário de Pesquisa II | 5 | - |
6 | Optativa II | - | 6 |
7 | Optativa III | 6 | - |
TOTAL | 42 | 30 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
---|---|---|
Contabilidade II | - | 6 |
Teoria e Prática da Redação Jornalística (A Notícia) | - | 6 |
Roteiro Dramático, Roteiro Argumental e Documental | - | 6 |
Quarto Curso
SÉTIMO Semestre | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Practicum I | - | 6 |
2 | Gestão de Projetos de Publicidade e Relações Públicas | 8 | 6 |
3 | Marketing Digital e Meios Interativos | 8 | 6 |
4 | Direção Estratégica em Agências de Comunicação e Agências de Publicidade | 9 | 6 |
5 | Ética Deontológica da Comunicação | 8 | - |
6 | Economia da Empresa e Empreendedores | 6 | - |
7 | Optativa III | - | 6 |
8 | Optativa IV | 6 | - |
TOTAL | 45 | 30 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
---|---|---|
Direção Comercial | - | 6 |
Teoria e Prática dos Gêneros Jornalísticos (Interpretação e Opinião) | - | 6 |
Produção e Indústria Audiovisual | - | 6 |
OITAVO SEMESTRE | |||
---|---|---|---|
# | Disciplinas | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
1 | Practicum II | - | 6 |
2 | Economia da Empresa e Empreendedores | - | 6 |
3 | Ética e Deontologia da Comunicação | - | 6 |
4 | Trabalho de Fina de Curso | 15 | 6 |
5 | Optativa IV | - | 6 |
6 | Practicum | 13 | - |
TOTAL | 28 | 30 |
OPTATIVAS DISPONÍVEIS | Créditos UNINI MX |
Créditos UNEATLANTICO |
---|---|---|
Responsabilidade Social Corporativa | - | 6 |
Direção Cinematográfica | - | 6 |
Dirección Cinematográfica | - | 6 |
Coaching | - | 6 |
Práticas profissionais
As Práticas Profissionais são aquelas que o aluno realiza individualmente em instituições públicas ou privadas no âmbito da sua formação profissional, desenvolvendo competências transversais e ganhando experiência no local de trabalho.
Titulação
A Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas oferece uma formação universitária com diferentes opções metodológicas de acordo com a universidade em que o aluno decidiu estudar:
Metodologia | TITULAÇÃO |
---|---|
Metodologia on-line
Nota: A metodologia on-line inclui obrigatoriamente a aprovação das Práticas Presenciais Supervisionadas e do Serviço Social. O Serviço Social, presencial e obrigatório no México, não pode ser desenvolvido até que todas as disciplinas tenham sido concluídas. |
Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México) |
Metodologia presencial | Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO-Espanha) |
Metodologia combinada on-line+presencial
|
Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas Dupla titulação Mexicana e Espanhola (UNINI-México e UNEATLANTICO) |
O aluno inicia seus estudos de licenciatura on-line pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e tem a opção de estudar, presencialmente, um ano completo do mesmo curso na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) com sede em Santander, Espanha, obtendo assim a dupla titulação espanhola e mexicana.
Após a conclusão do Programa, em qualquer uma das modalidades, o aluno receberá o título e/ou títulos emitidos pela Universidade em que tenha se matriculado.
Bolsas
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) concede bolsas de estudo para cursar Licenciaturas na modalidade ON-LINE da Universidad Internacional iberoamericana (UNINI México). Os alunos também terão, opcionalmente, a possibilidade de obter dupla titulação México-Espanha, realizando, no mínimo, um ano de estudos de sua licenciatura na modalidade presencial no campus da Universidad Europea del Atlántico, localizada em Santander, Espanha.
Para os alunos que preferem estudar 100% presencial na Universidad Europea del Atlántico localizada em Santander (Espanha), a FUNIBER concede bolsas de estudo para acomodação na residência do campus universitário.