Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas

RVOE L- 1904368 | RUCT 2503058

Apresentação

Num mundo caracterizado pela globalização de produtos e serviços, a Publicidade e as Relações Públicas são disciplinas essenciais tanto para empresas e entidades dedicadas ao setor empresarial, como para aquelas que desenvolvem projetos na área social.

O seu campo de atuação abrange um amplo espectro de atividades e processos dirigidos a públicos cada vez mais informados e diversificados, além de ser uma área de trabalho em constante crescimento e com uma presença marcante no dia a dia.

As mudanças introduzidas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação exigem que os profissionais dessas áreas dominem novas ferramentas para entender os mercados, as relações entre consumidores e marcas e elaborar estratégias de comunicação de forma criativa.

Portanto, a Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas dota seus alunos com as ferramentas necessárias para:

  • Produzir e criar produtos publicitários para mídia impressa, audiovisual e multimídia.
  • Analisar os processos de comunicação.
  • Projetar estratégias de marketing e relações públicas por meio da mídia digital.
  • Organizar e gerenciar eventos de vários tipos.

A quem é dirigido

O curso é destinado a pessoas que têm clareza sobre seus objetivos profissionais e pessoais, que contribuem com maturidade e enriquecimento mútuo com os demais colegas. O objetivo é fornecer aos candidatos um contexto no qual possam desenvolver um proveitoso relacionamento de longo prazo com colegas de classe, professores, ex-alunos e a instituição.

Em geral, os candidatos que cursam na Universidade devem atender às seguintes qualidades:

  • Liderança: a Universidade manifesta o seu interesse em candidatos capazes de trabalhar em equipe, com confiança em si próprios, com iniciativa, capazes de trabalhar sob pressão, com capacidade de comunicação e elevado sentido de ética.
  • Trajetória acadêmica e motivação profissional: os candidatos devem ter concluído seus estudos de acesso ao sistema universitário espanhol em um prazo razoável e com resultados acadêmicos satisfatórios. Da mesma forma, é considerada positiva determinada experiência profissional anterior, bem como qualquer outra formação complementar que os candidatos tenham realizado e contribuam na candidatura.
  • Idiomas: dado o caráter internacional e global com que se pretende dotar a Universidade, o domínio e o uso da língua inglesa é um requisito de admissão valorizado durante o processo de admissão.

Da mesma forma, os alunos que não falam espanhol e ingressam na universidade devem comprovar o nível exigido para estudar espanhol. Em qualquer caso, qualquer outro idioma será valorizado como elemento diferenciador durante o processo seletivo.

Formação Bilíngue

A formação bilíngue da Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas tem como objetivo preparar profissionais com perfil internacional, sendo o domínio da língua inglesa uma das ferramentas essenciais hoje para se comunicar com diferentes públicos.

Os alunos da Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas têm o Inglês como disciplina obrigatória a partir do segundo ano do programa acadêmico.

Durante o primeiro ano do curso, a UNINI MX oferece aos alunos um ensino personalizado, baseado em tutoriais e material específico, para que tenham conhecimentos linguísticos suficientes e possam ser aprovados com sucesso nas disciplinas do plano de estudos.

Após a conclusão da licenciatura, o profissional em Publicidade e Relações Públicas terá as habilidades bilíngues para se expressar de forma adequada na forma oral e escrita, de modo espontâneo, flexível e fluido para os mais diversos públicos e situações, posicionando-se no mercado de trabalho.

Saídas Profissionais

Um licenciado em Publicidade e Relações Públicas poderá atuar como:

  • Gerente e profissional em agências de publicidade (planejador, gerente de contas, planejador de mídia, redator, diretor de mídia, diretor de arte, etc.).
  • Diretor do escritório de comunicação e relações públicas.
  • Gerente de projetos de comunicação e relações públicas a nível nacional e internacional.
  • Designer e gestor de campanhas de marketing digital.

Plano de estudos

PRIMEIRO SEMESTRE
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Expressão Oral e Escrita da Língua Espanhola 9 6
2 Estrutura Geral da Comunicação 8 6
3 Teoria e Prática da Comunicação Visual 9 6
4 Sociedade Contemporânea 8 6
5 Tecnologias da Informação e a Comunicação-TIC 6 6
TOTAL 40 30
Segundo Semestre
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Design Gráfico 9 6
2 Técnicas de Comunicação Oral 8 6
3 Comunicação Audiovisual I 8 6
4 Fundamentos da Fotografia Publicitária 8 6
5 Teoria da Comunicação 8 6
TOTAL 41 30
TERCEIRO SEMESTRE
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Fundamentos de Relações Públicas 9 6
2 Comunicação Audiovisual II 8 6
3 Opinião Pública 8 6
4 Métodos e Técnicas de Pesquisa 8 6
5 Inglês I 6 6
TOTAL 39 30
QUARTO SEMESTRE
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Aplicativos Multimídia na Criação Publicitária 8 6
2 Comunicação Corporativa e Institucional 9 6
3 Técnicas de Análise de Mensagens 8 6
4 Fundamentos da Publicidade 8 6
5 Inglês II 6 6
6 Optativa I 6 -
TOTAL 45 30
QUINTO SEMESTRE
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 História do Cinema e da TV 8 6
2 Pesquisa de Mercados 8 6
3 Criação Publicitária (TV, Rádio, Impresso) 9 6
4 Inglês III 6 6
5 Seminário de Pesquisa I 5 -
6 Optativa I 6 6
7 Optativa II - -
TOTAL 42 30
OPTATIVAS DISPONÍVEIS Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
Contabilidade I - 6
Criação e Composição na Imprensa - 6
Evolução da Tecnologia Audiovisual - 6
Sexto Semestre
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Sociedade da Informação e o Conhecimento 8 6
2 Marketing Estratégico e Operacional 9 6
3 Criação e Planejamento de Campanhas 8 6
4 Inglês IV 6 6
5 Seminário de Pesquisa II 5 -
6 Optativa II - 6
7 Optativa III 6 -
TOTAL 42 30
OPTATIVAS DISPONÍVEIS Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
Contabilidade II - 6
Teoria e Prática da Redação Jornalística (A Notícia) - 6
Roteiro Dramático, Roteiro Argumental e Documental - 6
SÉTIMO Semestre
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Practicum I - 6
2 Gestão de Projetos de Publicidade e Relações Públicas 8 6
3 Marketing Digital e Meios Interativos 8 6
4 Direção Estratégica em Agências de Comunicação e Agências de Publicidade 9 6
5 Ética Deontológica da Comunicação 8 -
6 Economia da Empresa e Empreendedores 6 -
7 Optativa III - 6
8 Optativa IV 6 -
TOTAL 45 30
OPTATIVAS DISPONÍVEIS Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
Direção Comercial - 6
Teoria e Prática dos Gêneros Jornalísticos (Interpretação e Opinião) - 6
Produção e Indústria Audiovisual - 6
OITAVO SEMESTRE
# Disciplinas Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
1 Practicum II - 6
2 Economia da Empresa e Empreendedores - 6
3 Ética e Deontologia da Comunicação - 6
4 Trabalho de Fina de Curso 15 6
5 Optativa IV - 6
6 Practicum 13 -
TOTAL 28 30
OPTATIVAS DISPONÍVEIS Créditos
UNINI MX
Créditos UNEATLANTICO
Responsabilidade Social Corporativa - 6
Direção Cinematográfica - 6
Dirección Cinematográfica - 6
Coaching - 6

Práticas profissionais

As Práticas Profissionais são aquelas que o aluno realiza individualmente em instituições públicas ou privadas no âmbito da sua formação profissional, desenvolvendo competências transversais e ganhando experiência no local de trabalho.

Titulação

A Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas oferece uma formação universitária com diferentes opções metodológicas de acordo com a universidade em que o aluno decidiu estudar:

Metodologia TITULAÇÃO
Metodologia on-line

Nota: A metodologia on-line inclui obrigatoriamente a aprovação das Práticas Presenciais Supervisionadas e do Serviço Social. O Serviço Social, presencial e obrigatório no México, não pode ser desenvolvido até que todas as disciplinas tenham sido concluídas.

Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas
Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México)
Metodologia presencial Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas
Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO-Espanha)
Metodologia combinada on-line+presencial
  • O aluno matriculado na Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México) tem a opção de realizar, presencialmente, um ano completo do programa acadêmico na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) com sede em Santander, Espanha, obtendo assim a dupla qualificação mexicana e espanhola.
  • Ao cursar o programa acadêmico de dupla titulação, o aluno obterá os benefícios e direitos proporcionados de cada uma das Universidades (UNINI México e UNEATLANTICO).
Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas
Dupla titulação Mexicana e Espanhola (UNINI-México e UNEATLANTICO)

O aluno inicia seus estudos de licenciatura on-line pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e tem a opção de estudar, presencialmente, um ano completo do mesmo curso na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) com sede em Santander, Espanha, obtendo assim a dupla titulação espanhola e mexicana.

Após a conclusão do Programa, em qualquer uma das modalidades, o aluno receberá o título e/ou títulos emitidos pela Universidade em que tenha se matriculado.

Bolsas

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) concede bolsas de estudo para cursar Licenciaturas na modalidade ON-LINE da Universidad Internacional iberoamericana (UNINI México). Os alunos também terão, opcionalmente, a possibilidade de obter dupla titulação México-Espanha, realizando, no mínimo, um ano de estudos de sua licenciatura na modalidade presencial no campus da Universidad Europea del Atlántico, localizada em Santander, Espanha.

Para os alunos que preferem estudar 100% presencial na Universidad Europea del Atlántico localizada em Santander (Espanha), a FUNIBER concede bolsas de estudo para acomodação na residência do campus universitário.